Parlamento britânico considera Murdoch incapaz de dirigir império

1 de maio de 2012

Londres, 1 mai (EFE).- A Comissão de Cultura e Meios de Comunicação do Parlamento britânico disse nesta terça-feira que o magnata Rupert Murdoch "não está apto" para dirigir uma multinacional e questionou a gestão do escândalo das escutas ilegais.

Na apresentação do esperado relatório, os parlamentares afirmaram que o magnata mostrou "cegueira voluntária" ao ignorar as práticas ilegais desenvolvidas de forma generalizada no jornal "News of the World", já fechado. Os deputados concluíram também que o império empresarial de Murdoch, News Corporation,"enganou" à Câmara dos Comuns e teve a intenção de encobrir os erros cometidos.

"Com base nas provas, concluímos que, se nos momentos relevantes, Rupert Murdoch não tomou medidas para estar completamente informado sobre as escutas, é porque fez vista grossa e mostrou cegueira voluntária sobre o que ocorria em suas empresas e publicações", disse o relatório.

Segundo os deputados, o encobrimento passou por todos os níveis da organização e levou a diversos erros de gestão que os fizeram concluir que Murdoch "não está apto para dirigir uma grande companhia internacional". A comissão apresentou as conclusões da investigação que começou em julho de 2011, por causa do fechamento do jornal "News of the World" que levou a prisão de dezenas de empregados por suposto envolvimento em escutas telefônicas ilegais.

Os parlamentares, liderados pelo deputado conservador John Whittingdale, entrevistaram as vítimas das escutas, assim como a jornalistas, policiais e advogados. O magnata Rupert Murdoch e seu filho James, que foi diretor de News International (NEM), filial britânica do império News Corporation, também compareceram perante os deputados no ano passado.

Pai e filho defenderam que não sabiam das escutas, e consideraram que as práticas deveriam ter sido encerradas em 2007 quando dois empregados do "News of the World" foram presos. No entanto, o ex-diretor da publicação, Colin Myler e o advogado chefe Tom Crone disseram que enviaram um e-mail a James Murdoch informando sobre as escutas.

O relatório publicado nesta terça representa um contratempo para a família Murdoch, que possui no Reino Unido outros jornais como "The Sun" e "The Times" e 39% da plataforma digital BSkyB.

A partir das conclusões dos deputados, a participação no canal de televisão por assinatura, atualmente revisado pela regulação britânica de telecomunicações, pode ser colocada em questão se a News Corporation for considerada incapaz de conduzir a licença. EFE

Veja também

You'll Love This Disney Movie Club Offer!

Get 4 Disney Movies For $1 With Membership. See Details. Exclusive Titles, Merchandise, Offers & Discounts. Plus, Free Shipping On Your Initial Order!

How To (For Real) Make A Quick & Easy $300 Today!

Taking Surveys Online. Make a Quick & Easy $300 Today!

Become a Part of the Official Clinton Campaign

Add your name to join the official Clinton campaign and become a part of history.

Click here to view singles near you!

The dating site that knows your type. Browse profiles and pics for free today!

VA Mortgage Rates In 2016

VA Rates as Low as 2.75% (3.028% APR) 15 Year Fixed. Exclusive For Veteran & Military Takes 1 Min!

Argosy University℠, Washington DC

Prepare for the Future You Want. Earn Your Master's or Doctoral Degree in Psychology, Business or Education at AU, Washington DC. Apply Now!